Bambu da sorte

Bambu da Sorte (também conhecido como Bambu da felicidade)

Bambu da Sorte

Não conhecia essa maravilha, gente… Um mimo!!! Na volta da nossa viagem de lua-de-mel, meus pais me receberam com flores – como de costume 🙂 – e para o meu marido, meu pai ofertou esse Bambu da Sorte e foi logo dizendo: “ele atrai paz, saúde e prosperidade”.

Pesquisando, olhem o que descobri…

Tem origem nas florestas tropicias da África e sudeste da Ásia. Pode atingir até 1,50m de altura. É muito usado nas práticas do Feng Shui (estudo chinês que me encanta há anos!!). Acredita-se que ele tenha uma energia muito favorável, pois simboliza a próspera união entre dois elementos: a água e a madeira. Quando oferecida como presente, costuma receber um laço vermelho, para que a energia do fogo seja adicionada, de forma que juntos, os três elementos, possam atrair a energia positiva (Chi) para um ambiente.

Para as antigas tradições chinesas, o número de hastes do bambu da sorte têm diferentes significados:

2 hastes de bambu da sorte significa sorte;
3 ou 6 hastes simbolizam felicidade;
5 ou 7 hastes atraem saúde;
8 hastes simbolizam prosperidade;
9 hastes atraem boa fortuna;
21 hastes simbolizam benção divina.

Segundo a tradição chinesa, três hastes de bambu da sorte atrairão paz, saúde e prosperidade.

 O cultivo do bambu da sorte pode ser feito tanto em recipiente com água (cristais e pedras também podem ser usados) ou na terra, desde que a umidade seja sempre mantida. O do meu marido veio com pedrinhas pintadas, mas como a coloração saía e deixava a água colorida, imaginei que não fizesse bem – já que a orientação é usar água mineral – então lavei bem as pedras para que o bambu apenas sugasse a água pura…

O bambu da sorte deve ser colocado em um ambiente onde receba luz natural, mas nunca sol direto.

Na cultura chinesa, é costume presentear alguém com o bambu da sorte para desejar saúde, paz e prosperidade ou para celebrar o “novo” (inaugurações, compra de imóveis, abertura de empresas, etc.), atrair longevidade ou ativar possíveis energias estagnadas nos ambientes, consideradas energias negativas.

 

Querem saber mais? Acessem: http://www.jardimdeflores.com.br/floresefolhas/a43bambudasorte.htm

E vocês? Já conheciam esse bambú?

Anúncios

2 comentários

    • Sueli,
      Obrigada pela visita e participação no blog. Essa planta é um mimo! Demora para se desenvolver (exatamente hj está fazendo 3 meses que meu marido ganhou de presente e ela parece não ter crescido nada rsrs), mas tem uma energia que lhe é peculiar. Imaginei que fosse dar mais trabalho… Não dá! Meu marido repõe a água sempre que vê que está acabando, geralmente a cada 3 dias. Ela está num local arejado, que recebe a claridade do sol, mas este não incide diretamente. Além disso, uma dose de carinho! Rsrs. Acho que isso é o suficiente.

Comente aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s