O sentido de estar vivo é viver!

vida mafalda

O sentido de estar vivo é viver!

                 A vida pode ser algo positivo ou negativo, depende do ponto de vista de cada um. O bom viver está atrelado ao autoconhecer e ao desejo de renascer. Há vivos que já estão mortos, mas há mortos que ainda estão vivos, pois nenhum morto está morto e todo vivo deveria ser vívido.  

                A visão que se tem da vida é determinada pelo otimismo ou pessimismo que a pessoa nutre dentro de si. O otimista entende a vida como uma oportunidade de se aprimorar como ser humano; o pessimista é o vivo que já está morto, pois vê a vida como uma sucessão de décadas que necessariamente serão vividas ao lado de um sofrimento sem fim. Não, a vida não é isso! É muito além disso.

                   Viver é um eterno aprender. E mais bem vive quem mais se conhece! O autodescobrimento (por meio de reflexões, terapias ou meditações) é a fórmula para que o ser humano se conheça, se ame e se respeite; dessa maneira ele será capaz de conhecer as dificuldades alheias, respeitá-las e amar a um maior número possível de pessoas. Para quem acredita ser filho de Deus, o outro é como seu irmão, e com todas as suas virtudes e limitações – inerentes à raça humana –, ele é grandioso, como a sua vida deve ser.

                Tantos otimistas viveram com amor, com ternura e foram felizes, deixando as suas condutas como lições. Nas memórias dos que ainda vivem, esses mortos estão vivos, pois as suas lembranças ratificam como a vida pode ser melhor vivida. Há também aqueles que acreditam na vida além da morte e para eles, nenhum morto está morto, pois, ao contrário do que muitos pensam, o que deixa uma pessoa viva é a sua alma e não o seu corpo.

                    O nascimento é alegria, e a vida – que é uma dádiva – é a todo tempo celebrada. Desprezá-la seria o maior atraso da evolução humana. O renascimento ocorre a cada momento, basta cada um ajustar o foco da sua lente. É mais feliz quem entende que o sentido de se estar vivo é viver para melhor ser; é ser um ser vívido, pois quem assim não vive, mata a sua alma, mas deixa o seu corpo vivo.  E você? Será que está vivo?

Malena Gracia

Anúncios

Comente aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s