DePREdar ou depeDRAr?

Em meio às notícias de manifestação que ressoam no nosso país, ontem li no jornal a palavra dePREdar e pensei ter sido essa palavra escrita errado. Me perguntei: não seria depeDRAr? Não seria o ato de jogar pedra? Se é derivado de peDRA, o correto é depeDRAr e não dePREdar. Ledo engano!! 

A página http://duvidas.dicio.com.br/depredar-ou-depedrar/ ensina que o correto é dePREdar e que essa palavra, ao contrário do que eu imaginei, tem origem na palavra em latim depraedare e significa o ato de destruir, de devastar, assolar, arrasar,  furtar e saquear. Ou seja, é destruir alguma coisa com pedra ou sem pedra. 

Depois disso vim entender que eu havia feito a confusão por causa da palavra APEDREJAR. Essa sim, significa o ato de atirar pedra contra alguém ou alguma coisa. Significa também matar a pedradas ou ainda, no sentido figurado, ofender.

Então, vamos ficar atentos!! Vamos colocar o “R” no lugar correto. Como essa dúvida me fez aprender algo, achei interessante colocar aqui. Espero que seja útil para você também!!

Gostou do post? Compartilhe!!! Essa pode ser uma dúvida de alguém que você conheça.

Obrigada pela visita.

Anúncios

4 comentários

Comente aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s