Eu ABOLO ou eu ABULO?

dúvida

Gente,

Trago aqui mais uma das curiosidades da Língua Portuguesa.

Como fica mesmo a conjugação do verbo ABOLIR na 1a. pessoa do singular do presente do indicativo?

               Eu ABOLO?

                                                  Eu ABULO?

                                                                                Resposta:  Nem uma, nem outra!!!

O VOLP não reconhece as palavras ABULO e ABOLO. E você já sabe que quando o VOLP não reconhece uma palavra é porque ela não existe na nossa língua portuguesa. Se você ainda não sabe o que é o VOLP, clique aqui.

O verbo ABOLIR é um verbo defectivo, ou seja, verbo que não apresenta conjugação para a 1a. pessoa do singular do presente do indicativo. Tampouco apresenta conjugação para qualquer pessoa do presente do subjuntivo.

Vejamos abaixo:

                                 

Pronome

Presente do Indicativo

Presente do Subjuntivo

Eu

—–

—–

Tu

Aboles

—–

Ele

Abole

—–

Nós

Abolimos

—–

Vós

Abolis

—–

Eles

Abolem

—–

E o que fazer então quando você precisar falar que ABOLE alguma coisa?

Utilize a expressão “estou a abolir…” ou substitua o verbo ABOLIR por outro verbo sinônimo, como por exemplo, o verbo SUPRIMIR, com a expressão “eu suprimo…”.  

Gostou dessa dica? Compartilhe-a com seus amigos!!

Obrigada pela sua visita.

Comente aqui:

