A necessidade do silêncio para o autoconhecimento

meditação

Minha gente,

A cada dia que eu vivo, percebo o quanto a meditação, a oração e a reflexão são necessárias na minha vida e imagino que na sua também. Imagino isso porque somos todos iguais, humanos, com sensações e emoções parecidas, porém em momentos diferentes.

Problemas aparecem na vida de todos nós porque são ferramentas divinas que nos levam ao amadurecimento. Quanto mais problemas uma pessoa tiver, maior está sendo a sua oportunidade de crescimento e por isso a recomendação dos sábios mestres para que não nos lamentemos.

Já tem anos que escuto uma voz interior me falar: “na hora da aflição, recolha-se ao seu canto e converse com Deus”. E eu faço isso e saio renovada, leve e mais feliz. Quanto maior for a qualidade dessa minha oração/meditação/reflexão (o que não tem nada que ver com quantidade de minutos), sinto-me envolta por uma camada de amor  e volto-me ao problema com uma visão mais esperançosa e sou capaz de tratar a pessoa que (eu acho que) me fez mal com muito carinho. Isso ocorre naturalmente…

Mas se você não acredita em Deus, está certo(a) também. Respeito você e sugiro que se recolha assim mesmo para refletir sobre o que lhe causou sofrimento e ver qual a maneira mais bondosa de você lidar com o problema e com essa sensação em você.

Na hora desse recolhimento, o silêncio estará presente. Respire lentamente por diversas vezes e isso desacelerará os seus pensamentos. Esqueça por aquele momento dos seus afazeres, não ouça a tv nem conversas alheias e permita-se escutar o que vem lá do fundo do seu coração. Entre em contato com os desejos da sua alma e observe quais as emoções que você sente nessa experiência. Permita-se vivê-las.

Reflita sobre os seus atos, sua escolha profissional, seus relacionamentos, a qualidade de pensamentos e sentimentos que você nutre. Reflita ainda se você está sendo feliz, está se conhecendo de verdade e agindo de forma coerente com os seus bons desejos… Ou estaria você repetindo padrões, atendendo a normas sociais que muitas vezes não tem fundamento? Tem momentos que nos sentimos sufocados por pressões vindas de todos os lados. Não se renda a isso! Eu acredito em Deus e sei que Ele é fiel, por isso converso com Ele. Mas se você não acredita nEle, não há mal nisso, acredite em você, na sua bondade interior e coloque-a em prática.

Conheça mais sobre você através da meditação/reflexão. Comece fazendo essa prática 1 vez na semana. No início a desconcentração será grande, mas com o exercício ela irá se esvaindo. Passe depois para 2 vezes na semana. Vá aumentando de maneira que você possa fazer isso todos os dias da sua vida.

Tenho certeza de que isso lhe trará, além de soluções para os seus “problemas”,  o necessário equilíbrio para a sua vida. E consequentemente: a paz, a alegria e a saúde.

Já tem um tempo que estava querendo escrever sobre isso, mas posterguei. Porém ontem, quando li um texto (abaixo) do BRAHMA KUMARIS e vi que resumia exatamente o que eu pensava em escrever para vocês, entendi que era o Universo me dizendo que o momento da escrita desse post chegara. 🙂

Aqui está o texto:

“Vivemos um paradoxo. Ao consumir a avalanche de informações a que somos submetidos, nos tornamos mais vazios. Vamos perdendo a capacidade de discernir o que queremos e o que não queremos deixar entrar na privacidade mental. O ruído provocado pelo excesso de informação esconde o chamado da alma. Se queremos realmente nos preencher, precisamos inserir momentos de silêncio em nossa agenda. Apreciar o silêncio é apreciar a si. Distanciar-se do silêncio é distanciar-se de si”.   

Brahma Kumaris

Que hoje o silêncio preencha o seu dia!!

Agradeço a sua visita e peço para que compartilhe esse post nas suas redes sociais. Divulguemos o que nos faz bem…

Anúncios

Comente aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s